Coordenador : Amina Chain Costa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389908.2199.290577.24022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A população alvo desse estudo será composta de adolescentes atletas de ambos os sexos vinculados à projetos sociais de caráter esportivo em diversas modalidades, como futebol de campo, skate, natação e remo e canoagem
Local de atuação: As atividades mediadas por tecnologia (palestras, orientações gerais sobre alimentação, postagens sobre o projeto) serão realizadas na plataforma google meet e na página do instagram. As atividades presenciais serão realizadas no Laboratório de Avaliação Nutricional e Funcional localizado na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense e nos centros de treinamento dos projetos sociais atendidos.
Objetivo
Objetivos geral: Realizar avaliação, educação e assistência nutricional para adolescentes atletas ou praticantes de esporte. Objetivos específicos: Avaliar o estado nutricional da população alvo; Avaliar a composição corporal da população alvo; Acompanhar e assistir aos adolescentes atletas em treinamento e competições; Promover atividades de educação nutricional no grupo estudado; Realizar atendimento individualizado de nutrição; Criar uma página em uma rede social de alta circulação do projeto destinada à população alvo.
Resumo
A nutrição no esporte nos últimos anos tem sido alvo de crescente interesse por parte de atletas e praticantes de atividade física. Os adolescentes atletas constituem um grupo populacional vulnerável aos efeitos fisiológicos do desgaste corporal, especialmente quando há o consumo inadequado de alimentos, pois apresentam necessidades nutricionais aumentadas devido ao alto dispêndio energético gerado pela atividade física. Objetivo: Promover educação nutricional e atendimento nutricional para adolescentes atletas de diferentes modalidades esportivas vinculados a projetos sociais de apoio ao esporte. Métodos: A população alvo do presente projeto será composta por adolescentes atletas vinculados a projetos sociais de apoio ao esporte em diferentes modalidades. Inicialmente será realizado um mapeamento via questionário para conhecer o perfil dos atletas e as demandas acerca dos temas sobre nutrição no esporte. Serão desenvolvidas atividades de educação alimentar e nutricional com os atletas adolescentes, com o objetivo de promover alimentação adequada e saudável para otimização do desempenho esportivo e da saúde. Alguns temas principais serão: os princípios básicos da nutrição, nutrição no esporte, suplementação e perigos do doping e dietas da moda, transtornos alimentares e imagem corporal. Além das atividades em grupo, será oferecido acompanhamento nutricional aos que necessitarem, incluindo avaliação nutricional individualizada por meio de avaliação antropométrica e da ingestão alimentar. Considerações Finais: Atividades de educação nutricional e acompanhamento nutricional são de extrema importância nessa população considerando que esses atletas estão em fase de desenvolvimento e crescimento, além de prover benefícios para o desempenho deles durante os treinos e competições.